Um estudo realizado na Alemanha e publicado na revista científica Frontiers of Psychology sugere que jogar videogames pode ter um efeito positivo na saúde mental de pessoas com depressão.
O estudo contou com a participação de 46 pessoas diagnosticadas com depressão, que foram divididas em três grupos: o primeiro grupo jogou o videogame “Super Mario Odyssey” para o Nintendo Switch; o segundo grupo usou um programa de computador de treinamento cognitivo; e o terceiro grupo recebeu tratamento tradicional, como psicoterapia e meditação.
Após seis semanas de tratamento, o grupo que jogou “Super Mario Odyssey” foi o que apresentou a maior redução nos sintomas de depressão, com alguns participantes relatando uma redução de até 50%. Além disso, esse grupo foi o que demonstrou maior vontade de continuar o tratamento.
Apesar de os pesquisadores estarem entusiasmados com esses resultados, eles também notaram que os pacientes que jogaram “Super Mario Odyssey” apresentaram “melhorias mais seletivas” e que não tiveram um “desempenho significativamente melhor” do que os outros dois grupos.
“Ainda assim, essas conclusões mistas sugerem que o treinamento com videogames pode ser uma intervenção viável e acessível financeiramente para pacientes com depressão, que pode ser usada em conjunto com terapia e tratamento habitual”, diz o estudo.
Os pesquisadores acreditam que os videogames podem ajudar no tratamento da depressão por várias razões. Em primeiro lugar, eles podem fornecer um senso de propósito e realização, o que pode ajudar a melhorar o humor e a autoestima. Em segundo lugar, os videogames podem ser uma forma de interação social, o que pode ajudar a reduzir o isolamento e a solidão. Em terceiro lugar, os videogames podem ser uma forma de distração, o que pode ajudar a aliviar os pensamentos negativos e o estresse.
Leia Também: Cansado de esperar? Saiba como carregar o iPhone 15 mais rapidamente
Leia Também: Inteligência artificial diagnostica autismo a partir de imagens da retina, sugere estudo
Mais histórias
Instagram altera atualização do feed para melhorar experiência do usuário
Evento solar extremo pode ter distorcido dados de Urano obtidos em 1986
NASA investe R$ 57 milhões em projetos para aeronaves sustentáveis