O Brasil registrou uma geração de 853 mil vagas no mercado de trabalho no trimestre até novembro em relação ao trimestre encerrado em agosto, um aumento de 0,9% na ocupação. A população ocupada alcançou um recorde de 100,508 milhões de pessoas no trimestre encerrado em novembro. Em um ano, mais 815 mil pessoas encontraram uma ocupação.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE).
A população desocupada recuou em 209 mil pessoas em um trimestre, totalizando 8,202 milhões de desempregados no trimestre até novembro. Em um ano, 539 mil pessoas deixaram o desemprego. A população desempregada desceu ao menor patamar desde o trimestre até abril de 2015.
A população inativa somou 66,519 milhões de pessoas no trimestre encerrado em novembro, 274 mil a menos que no trimestre anterior. Em um ano, esse contingente aumentou em 1,238 milhão de pessoas.
O nível da ocupação – porcentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar – ficou em 57,4% no trimestre até novembro, ante 57,0% no trimestre até agosto. No trimestre terminado em novembro de 2022, o nível da ocupação era de 57,4%.
Mais histórias
BPC, pago pelo INSS, não é aposentadoria; entenda a diferença e veja quem pode ter a renda cortada
Falso empréstimo, ajuda no caixa e brindes estão entre golpes bancários mais comuns contra idosos
Dólar acelera queda junto com retorno de Treasuries após dados fracos da ADP