Um padre na República Tcheca foi encontrado desacordado em seu quarto com o pênis decepado e uma faca ao lado dele, após um surto psicótico causado por uma picada de carrapato.
O padre, que não teve sua identidade revelada, estava programado para participar de uma reunião com fiéis da paróquia quando não apareceu. Os fiéis preocupados foram até seu quarto e o encontraram desacordado.
Uma investigação inicial revelou que o padre havia sido picado por um carrapato. A picada causou uma infecção viral que pode ter levado a um surto psicótico, segundo o jornal tcheco Blesk.
Os surtos psicóticos causados por picadas de carrapato são raros, mas podem ocorrer. Os sintomas podem incluir delírios, alucinações e comportamento violento.
A doença é transmitida principalmente pela picada de carrapatos infectados. Também pode ser transmitida pelo consumo de leite não-pasteurizado de animais doentes.
No Reino Unido, o primeiro caso de encefalite transmitida por carrapatos foi confirmado em abril de 2023. A existência de carrapatos contaminados já era conhecida, mas infecções nunca haviam sido confirmadas.
A Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido (UKHSA) recomenda que as pessoas tomem cuidado com carrapatos, utilizando roupas compridas e medidas de proteção em áreas onde esses animais podem ser encontrados, como campos, fazendas e prados.
Mais histórias
Homem é morto por policial em casa após ligar para emergência nos EUA
Promotoria da França pede cinco anos de prisão e de inelegibilidade contra Le Pen
Ministro da Saúde da Croácia é detido por suspeitas de corrupção