(FOLHAPRESS) – Após alguns dias mais frescos na região metropolitana de São Paulo, por causa de uma frente fria que já se deslocou para o oceano Atlântico, o Sol volta a predominar e favorece a elevação das temperaturas nos próximos dias. Mas com previsão de chuvas isoladas.
Esta sexta-feira (20), de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, deve amanhecer já com sol e temperaturas em rápida elevação no decorrer do dia. As mínimas devem oscilar em torno dos 16°C, enquanto as máximas podem chegar aos 33°C, com índices de umidade do ar atingindo valores próximos aos 30%.
Neste dia, a temperatura pode ficar 7,8°C acima da média máxima histórica dos registros do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para o mês de setembro, que é de 25,2°C.
A aproximação de uma nova frente fria, no entanto, aumenta a nebulosidade e favorece a ocorrência de chuvas isoladas no período da noite.
No sábado (21), a frente fria se propaga pelo litoral paulista e deixa o tempo instável durante a madrugada, com muita nebulosidade e chuvas isoladas, que devem se alternar com períodos de melhoria ao longo do dia. Dessa forma, o Sol aparece entre nuvens e os termômetros devem variar entre mínimas de 17°C e máximas de 25°C. Assim como no dia anterior, no final da tarde retornam as condições para chuvas na forma de pancadas rápidas e isoladas, de fraca a moderada intensidade.
Já o domingo (22) deve ter um cenário atmosférico semelhante à sexta-feira, com o sol aparecendo logo cedo em meio a algumas nuvens e promovendo a elevação da temperatura. A mínima prevista é de 16°C e a máxima, pode ch egar aos 32°C. Não deve chover.
INTERIOR DO ESTADO SE MANTÉM QUENTE E SECO
Se na Grande São Paulo a previsão indica chuvas passageiras até sábado, no interior do estado, que ainda sofre com os focos de queimadas, a situação não deve mudar muito. Assim, os próximos dias serão muito quentes e secos.
Na região de Ribeirão Preto, por exemplo, a 315 km da capital, as temperaturas mínimas vão variar entre 23°C e 24°C entre sexta e domingo, com máximas na casa dos 37°C/38°C. As taxas mínimas de umidade relativa do ar ficarão por volta dos 20%.
Já em Araçatuba, a 531 km de São Paulo, as mínimas serão de 23°C nos três, enquanto as máximas ficarão nos 39°C na sexta e no domingo, e de 36°C no sábado.
Devido à frente fria, o litoral paulista vai ficar mais fresco que o restante do estado no fim de semana. Nesta sexta, a Baixada Santista terá muitas nuvens durante todo o dia, com a temperatura variando entre 18°C e 25°C. Não há previsão de chuva.
No sábado, porém, a expectativa é de garoa o dia todo, com temperaturas entre 20°C e 23°C. O domingo melhora ligeiramente, com o sol aparecendo mais entre as nuvens e sem chuva, mas a temperatura se mantém amena, entre 19°C e 24°C.
O litoral norte terá o clima parecido com a Baixada, com garoa apenas no sábado e temperatura máxima entre 22°C e 24°C.
Leia Também: ‘Deus me livre de mulher CEO’: Luiza Trajano faz publicação contra fala de empresário
Mais histórias
Milhares protestam contra governo regional após inundações na Espanha
Após quatro adiamentos, SBT confirma data de estreia de Lucas Guimarães na emissora
Rio terá semana movimentada com eventos ligados ao G20