Com suspensão, seleção deve ter ao menos uma mudança para jogo contra Uruguai

Passado o decepcionante empate da seleção brasileira com a Venezuela, o técnico Dorival Júnior já começa a pensar no Uruguai, adversário da próxima terça-feira, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. E, para o último jogo do Brasil no ano, o treinador precisará fazer ao menos uma mudança, na defesa.

A alteração vai acontecer na lateral direita porque Vanderson recebeu o segundo cartão amarelo nestas Eliminatórias, no empate por 1 a 1 com a Venezuela, em Maturín, na quinta-feira. Sem o titular, Dorival terá duas opções: poderá devolver Danilo à posição de titular ou anunciará um novo convocado apenas para o jogo contra os uruguaios.

Vanderson levou o novo amarelo ainda no primeiro tempo. Ele acertou um carrinho em Martínez aos 35 minutos, neutralizando um contra-ataque venezuelano. O jogador vem se firmando na lateral direita desde que ganhou a chance de ser titular na goleada sobre o Peru, por 4 a 0, na rodada passada das Eliminatórias.

Na ocasião, desbancou o experiente Danilo. Satisfeito com a mudança, Dorival manteve Vanderson no lado direito, assim como Abner, na esquerda. Aos 33 anos, Danilo vem caindo de rendimento nesta temporada, com performances abaixo do esperado tanto na Copa América quanto nas Eliminatórias.

Apesar disso, poderá receber uma nova chance, na vaga de Vanderson na terça, dia 19. Curiosamente, o próprio Danilo está pendurado, assim como Ederson e Bruno Guimarães.

Dorival, contudo, poderá surpreender chamando um reforço para a seleção. Na Data Fifa anterior, o treinador da seleção lançou mão de uma nova convocação para resolver um problema no meio-campo. Na ocasião, chamou Matheus Pereira para o lugar de Lucas Paquetá, que estava suspensão.

Após o empate de quinta, a delegação brasileira desembarcou em Salvador na manhã desta sexta. Os jogadores terão o dia de folga e vão se reapresentar no sábado para o almoço. O primeiro treino visando a partida com o Uruguai está marcado para as 17h de sábado, no estádio Barradão.

A partida de terça vai marcar o retorno da seleção à capital baiana. O time não joga na cidade desde junho de 2019, quando empatou sem gols com a Venezuela, na Arena Fonte Nova, pela Copa América. Com o empate fora de casa, o Brasil soma 17 pontos e ocupa temporariamente a terceira colocação das Eliminatórias Sul-Americanas.