O agachamento é um dos exercícios mais populares entre as mulheres que querem conquistar coxas e um bumbum mais fortes e definidos. Contudo, para conseguir esse efeito e melhorar os resultados, é importante executar o movimento corretamente.
“Em primeiro lugar, é preciso ter em atenção a carga que será utilizada. Se não está habituado a treinos pesados, comece por realizar o movimento sem peso e depois inclua uma carga moderada que deve ser aumentada gradualmente”, explica a professora Damaris Dias, em declarações à revista Women’s Health.
“O peso muito elevado pode fazer com que a execução do exercício seja realizado incorretamente e pode inclusive provocar lesões”, alerta.
Seis dicas da especialista que vão ajudá-la a executar o movimento:
Como melhorar os resultados do agachamento
1. A posição das pernas deve respeitar o seguinte: quando descer, o seu joelho não pode ultrapassar a linha da ponta do pé; tente manter um ângulo de 90 graus entre o posterior da coxa e os gêmeos.
2. Agache até ao final, sem parar a meio do caminho. Procure descer até as suas pernas formarem o ângulo de 90 graus.
3. Faça o movimento como se existisse um banco para se sentar. Uma dica para iniciantes é usar um step para repetir o movimento de sentar e levantar, para melhorar a técnica antes de começar efetivamente o agachamento.
4. No final do movimento de agachar não estale a coluna para não afetar a lombar. Mantenha o movimento, tanto inicial quanto final, o mais natural possível. E não force o quadril para a frente quando finalizar o movimento.
5. O ritmo de descida e de subida também deve ser levado em consideração, evitando que seja demasiado rápido. Faça movimentos mais concentrados, e tente distribuir a força por todo o pé.
6. Consulte um profissional de educação física ou um personal trainer para que ele, se preciso, corrija o seu movimento.
Mais histórias
STF pede explicações para Tarcísio sobre compra e uso de câmeras corporais da PM
Lucy Ramos anuncia primeira gravidez com Thiago Luciano
Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly