Depois de vários adiamentos e alterações de planos, a SpaceX lançou esta terça-feira, dia 10, a sua missão Polaris Dawn – que inclui (pela primeira vez) um passeio espacial realizado por civis.
Além do piloto Scott Poteet, Sarah Gillis e Anna Menon da SpaceX serão acompanhadas pelo multimilionário Jared Isaacman. No que diz respeito ao passeio espacial, a ‘honra’ caberá a Gillis e a Isaacman.
Durante os cinco dias de duração da Polaris Dawn, a tripulação realizará um total de 36 experiências – que inclume não só nova tecnologia da Starlink como também os efeitos do Espaço no corpo humano.
O Falcon 9 usado nesta missão Polaris Dawn decolou por volta das 10:25, sendo que poucos minutos depois conseguiu verificar-se a separação com sucesso do Falcon 9 em relação ao propulsor.
Pouco tempo depois, às 10:32, a transmissão da SpaceX mostrou o propulsor regressando à Terra e pousando com sucesso e intacto – o que permitirá que este equipamento seja reutilizado em futuras missões.
© SpaceX
Por esta altura, o Falcon 9 já estava a 200km de distância da Terra e com uma velocidade de 28.000km/h. Foi pouco depois que os internautas conseguiram assistir à separação do foguetão da cápsula Crew Dragon, a qual levará estes astronautas até uma distância de 1.400km de distância do nosso planeta.
Para comparação, a Estação Espacial Internacional encontra-se a ‘apenas’ 400km de distância da Terra.
Watch live as Falcon 9 launches the @PolarisProgram’s Polaris Dawn crew on a multi-day mission orbiting Earth https://t.co/u1KqQx5AFr
— SpaceX (@SpaceX) September 10, 2024
Mais histórias
Veja presentes do líder da China, Xi Jinping, ao Brasil
Vereador mata a tiros empresário em condomínio no Paraná
Arma anunciada por Putin está em centro de polêmica