A cor das gengivas pode nos fornecer importantes sinais sobre a saúde bucal. Além do tom amarelado nos dentes e o aparecimento de cáries, a coloração das gengivas também pode indicar problemas.
Veja abaixo algumas das cores mais comuns e o que elas podem significar:
Gengivas rosadas:
É uma boa indicação de que a circulação sanguínea e oxigenação estão adequadas, e não há sinais de inflamação. Gengivas saudáveis têm menos probabilidade de sangrar durante a escovação.
Gengivas brancas: Podem ser um sinal de anemia e outros problemas de saúde.
Gengivas vermelhas: Indicam má higiene oral e podem levar à inflamação e acúmulo de bactérias, podendo progredir para problemas mais graves.
Gengivas vermelhas escuras ou azuladas: Podem sugerir problemas de oxigenação e estar relacionadas a condições cardiovasculares, respiratórias ou outras condições de saúde.
Gengivas com manchas castanhas ou pretas: Em alguns casos, podem ser normais. Entretanto, se notar irregularidades ou mudanças na aparência dessas manchas, é importante que um dentista as analise.
Fique atento aos sinais que suas gengivas estão lhe dando e, em caso de dúvidas ou problemas, consulte um profissional de saúde bucal. Cuidar da saúde oral é fundamental para uma vida saudável e sorridente!
Leia Também: Ataque cardíaco. 11 sintomas que não deve (de maneira alguma) ignorar
Mais histórias
Veja o que o São Paulo precisa fazer para se garantir na Libertadores de 2025
BNDES dobrará capitação externa após acordos com G20 e China
Rio aprova lei para proteger e reintegrar vítimas de trabalho escravo